Um aviso para quem viaja de avião! Está a aproximar-se a era das malas vazias!

Como consequência da tentativa de atentado terrorista no avião da Etihad Airways no ano passado, a Administração para a Segurança dos Transportes (Transportation Security Administration – TSA) dos Estados Unidos introduziu um novo artigo à lista de artigos proibidos a bordo dos aviões – o pó. A lista já limita a dimensão e quantidade de diversos artigos de uso diário, por exemplo, latas de aerossóis, líquidos, géis, e esta lista continua a aumentar.

A partir de 30 de junho, os passageiros só poderão transportar consigo 312 gramas (12 onças) de pó (por exemplo, cosméticos, especiarias, misturas para bebidas, etc.) a bordo sem problemas, ao passo que os volumes superiores serão submetidos a uma verificação de segurança adicional.

Mas isto reforça realmente a segurança? Ou vai apenas encobrir as suas fragilidades?

Apesar de a TSA estar a tentar simplificar a tarefa de deteção dos responsáveis pela triagem por raios-X através da redução da complexidade da bagagem dos passageiros, o principal problema – que é a falha no reconhecimento de ameaças por parte do pessoal responsável pela segurança devido a uma formação ineficaz e antiquada – continua a não ser abordado.

Os especialistas da “Renful Premier Technologies” acreditam que, em vez de imporem ainda mais restrições aos passageiros, os aeroportos e os prestadores de serviços de segurança devem rever e atualizar as suas metodologias de formação para que a indústria possa estar um passo à frente das ameaças atuais à aviação sem que isto se apresente como um inconveniente para os passageiros.